A Anunciação do Anjo

Hoje, na Missa escutámos dois textos lindíssimos: o primeiro, da profecia de Isaías que anunciava: "Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, que será chamado Emanuel". No Evangelho, relato simples mas profundo, a anunciação do Anjo a Maria: "Conceberás e darás às luz um Filho a quem porás o nome de Jesus". E mais à frente a resposta de Maria "Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra".
Nas duas leituras aparecem dois nomes diferentes: Isaías diz que o filho da Virgem será chamado 'Emanuel' - Deus connosco; o Anjo diz que o Menino se vai chamar 'Jesus' - Deus salva. Dois nomes com a mesma missão. A Anunciação do Anjo, e com ela a encarnação de Jesus, quer-nos dizer a proximidade de Deus para connosco humanos. Por isso, este Menino é verdadeiramente Deus connosco. Mas, ao vir viver connosco tem uma missão concreta: salvar-nos. Por isso, este Menino é o nosso Salvador.
Hoje é um dia de festa. Porque esta foi a prova definitiva do amor de Deus para connosco. Deus não nos abandona à nossa sorte. Deus está connosco. Depois, sabermos que Jesus nos compreende, que viveu como nós, em tudo como nós excepto no pecado. Por isso ele compreende as nossas angústias e sofrimentos porque também os teve.
Finalmente é dia de festa por Maria. Da sua boca saiu o sim da humanidade. Que Deus venha até cada um de nós. Que a palavra e a vontade de Deus se cumpra em nós.
A oração da noite deste dia termina com uma oração a Nossa Senhora chamada, em latim: Alma Redemptoris Mater. Em português o texto é este: Santa Mãe do Redentor, / Porta do céu, Estrela do mar, / socorrei o povo cristão / que procura levantar-se do abismo da culpa. / Vós que, acolhendo a saudação do Anjo, / gerastes, com admiração da natureza, / o vosso santo Criador, / ó sempre Virgem Maria, / tende misericórdia dos pecadores.
Nos finais do século XVI Tomás Luís de Victoria musicou este moteto. Aqui fica com algumas imagens alusivas ao mistério que hoje celebrámos.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade