À sombra da Cruz


Jesus, quando decide ir para Jerusalém, sabendo para o que ia, disse aos seus discípulos: "Vamos subir a Jerusalém e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos-sacerdotes e aos doutores da Lei, que o vão condenar à morte. Hão-de entregá-lo aos pagãos, que o vão escarnecer, açoitar e crucificar. Mas ele ressuscitará ao terceiro dia".

Entendo esta passagem como um aviso anual para mim. Cada ano, para não dizer cada dia, o Senhor pede-nos atenção, força, coragem, esperança, confiança, fé, não para morrermos por ele, como lhe chegou a dizer Pedro, mas para morrer com ele para depois com ele ressuscitarmos. A cruz é sombra nos dias quentes, é cajado quando andamos cansados, é fonte quando sentimos a sede de Deus, é amor quando sentimos a indiferença ou o desprezo dos outros. A Cruz é bússola quando a nossa vida parece andar desorientada, é espelho quando confrontamos a nossa vida, é glória quando nos sentimos ou somos humilhados.

Amanhã começamos uma semana intensa de celebrações. Vamos meditar o mistério da Paixão do Senhor. Que o mistério da Cruz ajude na nossa caminhada para Deus. E que Deus nos ajude a levarmos a nossa própria cruz.
À citação bíblica junto uma outra, do grande místico do século XX, São Frei Maria Rafael sobre a Cruz: "Feliz, sou mil vezes feliz, quando, aos pés da Cruz de Cristo, lhe conto só a Ele, as minhas aflições, lhe ofereço as minhas profundas alegrias de sentir-me querido dele, lhe entrego, outras vezes, a minha alma aflita e dolorida ao ver-se tão só na tribulação, rogo ao pé do madeiro com as lágrimas da minha penitência..., e canto e choro, e..., não sei mais senão pedir-lhe amor..., amor para esperar..., amor para sofrer, amor para gozar..., e há momentos em que nada do mundo me interessa, nem os homens nem os animais, nem as trevas nem o sol...; há momentos nos quais até o homem me esquece..., queria morrer abraçado à Cruz de Jesus, beijando as suas chagas, afogando-me no seu sangue divino, esquecido de todos e de tudo".


(o desenho é original de São Maria Rafael)

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade