O bom-dia


O Bom-dia nos Colégios maristas é uma instituição. Todos os dias, todos os alunos começam o dia por fazer um pequeno período de reflexão sobre um pensamento que vem indicado na agenda marista. Esta manhã estive no Colégio, onde fui falar a uma turma. Iam começar o bom-dia e eu, como um aluno, sentei-me numa cadeira e participei antes de lhes falar. A frase era de Bob Marley: "Vocês riem-se de mim porque sou diferente, e eu rio-me de vocês porque são todos iguais". Coincidentemente foi um aluno "diferente", que apresentou hoje a reflexão. Depois de uma partilha abundante sobre o que é ser diferente e o dever do respeito pelo outro, e pela sua diferença, surge uma pergunta directa: e vocês? Já se sentiram discriminados? Uma rapariga disse que sim, por ser gordinha; depois um rapaz por ser magricelas, um outro porque não gostava de jogar à bola, e o que apresentava o bom-dia, também, por ser magro e por ser de cor diferente.
Não acho a frase do Bob Marley espectacular... rir do outro é discriminar... tanto discrimina quem se ri dele como ele que se ri dos outros... mas, ainda assim, levou miúdos de 12 anos a pensar que a diversidade não é assim tão má. O gesto do dia - que é a parte prática da reflexão - foi a de olhar para todos como sendo todos diferentes mas também todos iguais.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade