São Domingos de Silos


Hoje a Igreja não celebrou São Domingos de Silos. Digo não celebrou porque nesta novena do Natal não se devem celebrar a memória dos santos... só por isso. E se eu falo hoje dele aqui é pela relação que existiu entre este São Domingos e o 'meu' São Domingos. Para não ser confuso entre o de Silos e o de Caleruega. Este ano estive de novo neste dois lugares. Estas duas terras distam de 19 km entre si. No entanto, Silos é muito conhecida pelo seu mosteiro beneditino e pela música gregoriana que há uns anos se gravou em cd.

Mas que relação há entre estes dois Santos? Directamente nenhuma. São Domingos de Silos morreu em 1073 e São Domingos de Gusmão, fundador dos Dominicanos, nasceu em 117o... Mas há um episódio da vida de São Domingos, ou melhor, da sua mãe, que faz não só a ligação entre estes dois homens como pode o segundo chamar-se Domingos por causa do primeiro.
Sem mais delongas conto a história: Joana de Aza, mãe de São Domingos, o dos Dominicanos, antes de engravidar, teve um sonho. Hoje dividimos os sonhos em duas classes: sonhos e pesadelos. Naquela altura as pessoas analizavam os sonhos, interpretavam-nos, procuravam-lhes sentido. E o sonho de Joana de Aza foi estranho: que levava no ventre um cão com um facho aceso na boca e que, ao sair das entranhas, parecia que incendiava todo o mundo. Ora, hoje em dia este sonho entrava na categoria de pesadelo. Mas Joana ficou a cismar neste sonho: o que quereria ele dizer? Qual o sentido? E pôs-se a caminho de Silos, para rezar diante do túmulo de Domingos de Silos, abade daquela abadia que tinha morrido com fama de Santo. E foi diante do túmulo de São Domingos de Silos que se lhe desvendou o sonho: é que o cão prefigurava o filho que ia ter. Ele iria ser um grande pregador que, com a sua pregação, levaria o fogo de Cristo a toda a gente.
Esta narração vem em todas as legendas de São Domingos e ainda hoje os noviços dominicanos (eu há dez anos atrás) vão também a Silos e aí recordam este passo da pré-vida de São Domingos. É por isso que muitas das imagens de São Domingos têm um cão com uma tocha acesa...

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade