Um convento diferente



Antes de continuar a ler: este teclado nao tem o acento mais emblemático e típico da nossa língua portuguesa... nosso querido til. Um dia intenso de reuniao que continua amanha. Começou às 11 e terminou quase as 21h com intervalo para almoço e uma pequena sesta que, se em Espanha nao se dispensa, quando mais nos conventos! Vim em substituiçao do P. Provincial a uma reuniao de provinciais... Estou hospedado num convento sui generis em tudo: é um prédio, dos anos 70, construído de propósito para ser um convento de dominicanos. Tem seis andares. A igreja do convento, que é uma basílica dos princípios do século XX, mas construída ao estilo antigo, nao condiz com o resto. Portanto, ao contrário de outros conventos, este está ao alto. Depois porque esta casa é também um centro de estudos teológicos. Aqui dao-se aulas de filosofia e teologia. Finalmente esta é a casa iberica dos estudantes. Em vez de Ibérica chamemos-lhe por enquanto inter-provincial. O que quer dizer? Que depois do novinciado os frades das províncias da Península Ibérica (Portugal incluído), vêm para aqui fazer os estudos teológicos.
A comunidade é de vinte e dois frades, entre os tais estudantes que sao 7, os professores e os outros membros. É o primeiro ano que estao todos juntos e parece que está a correr "de maravilla".
Agora venho de dar uma volta a pé por Valência, uma cidade engraçada, com muitos estilos e muitas cores. Amanha espero ter tempo para ver com mais calma o interior do que vi no exterior. E agora descansar que amanha continuam os trabalhos.


(Esta fotografia econtrei-a na net. Era o antigo convento. Nos anos 50 deitaram tudo abaixo e fizeram o actual convento.)

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade