Mensagens

A mostrar mensagens de Abril, 2016

Volta saloia

Imagem
Dia de passeio do Estudantado dos Dominicanos de Lisboa. Desta feita, os dois estudantes e o postulante com o Padre Mestre, que é este quem vos escreve.
Saímos cedo para que a volta fosse feita com tempo e calma.
De Lisboa fomos directos a Mafra, onde batemos com o nariz nos portões da igreja. Ainda perguntei a uma rapariga e sabia se abriam a igreja. Espantada, respondeu? Não está aberta? Então o padre deve ter adormecido! Ora ficámos sem saber se estava fechada por o padre ter adormecido, se era por ser segunda-feira ou ainda por ser feriado. Menos mal que todos já conheciam o convento e, por isso, passámos à segunda etapa: a aldeia do Sobreiro. Uma pequena paragem, a aldeia ainda estava a acordar. O dia prometia, por ser feriado, já havia música no ar e os cozinheiros nos pratos e nos doces. Tenho boas ideias da aldeia do Sr. José Franco, que bem conheci quer no Sobreiro quer na Ericeira, mas a aldeia está a degradar-se e merecia uma renovação ou um restauro faseado...
Do Sobreiro fo…

Pequenino rebanho

Imagem
Pequenina ovelha sou
do teu rebanho que sendo grande
sempre será pequeno
porque há ainda outras ovelhas
que precisam de escutar a tua voz
meu Bom Pastor.

Pequenina ovelha sou
nos teus braços acolhida
braços que me dão confiança
e paz.

Pequenina ovelha sou.
Cuida de mim
e crescerei.

Uma estranha ausência

Imagem
Alguns seguidores deste espaço andam
Perguntar-me-ão: mas não aconteceu nada em duas semanas? Nada de especial? Nada que contar? Sim, aconteceu. Aliás, aconteceram muitas coisas. Além do descanso que precisei de ter depois das festas da Páscoa e de uma viagem de trabalho a Sevilha, regressei com uma nova missão encubada que me vai fazer mudar um pouco a vida: ao fim de 18 anos o noviciado dos dominicanos, até agora realizado em Sevilha, vai regressar e a Lisboa. E este que vos escreve foi nomeado Mestre dos Noviços. Não sei se ria se chore ou sequer se fique contente. Apreensivo sim, pela confiança e pela responsabilidade que me é exigida, e com os cortes que terei de fazer para me dedicar quase inteiramente a esta prioridade. Serão 11 noviços, se Deus quiser, dez de Angola e um de Portugal.
Por tudo isto, que é de longa digestão, tenho estado mais reservado e empenhado já em preparar um programa de noviciado. preocupados: que eu deixei de escrever, o que é que se passa comigo, o que é…