Mensagens

A mostrar mensagens de Janeiro, 2017

800 anos depois

Imagem

As conclusões

Imagem
Termina hoje o Congresso onde tenho estado. Ontem o dia foi dedicado à missão, muito focado na questão do testemunho como primeira pregação. À tarde tivemos a celebração de vésperas na basílica de Santa Maria sopra Minerva, onde estão sepultamos Santa Catarina de Sena e o beato Angélico e onde fizemos uma homenagem às mulheres pregadoras e aos artistas. Hoje estaremos em conclusões e declarações finais. Depois do almoço iremos a São João de Latrão onde há 800 anos, no dia senhor São Domingos recebeu a bula da confirmação da Ordem de Pregadores. Aí celebraremos Missa com o Papa Francisco.

Diálogo inter-religioso

Imagem
O tema do dia de ontem é o mesmo do deste post. As palavras acolhimento, diálogo e compreensão estiveram presentes em quase todas as conferências e encontros. Mas realço duas conferências de dois frases que me marcam e cujos textos, quando os encontro, tornam-se de leitura obrigatória. De manhã, a conferência de Felicíssimo Martinez, frade da província do Rosário. Falou da pregação como encontro e de quatro momentos de salvação: salvação do corpo, salvação da palavra, salvação do Evangelho e salvação do pregador. No intervalo pedi-lhe a conferência para ser estudada com os noviços e com os estudantes.A outra conferência foi do nosso frei Jean-Jacques Perenès, da província de França, actualmente prior da comunidade de Jerusalém. Com um percurso muito variado mas sempre desinstalado do que é uma vida estável num convento da tranquila Europa, ele tem uma visão diferente sobre inquérito é viver como minoria e como se pode compreender e dialogar com o islão. No final da sia conferência des…

Direitos humanos

Imagem
O dia de ontem ficou marcado pelo tema que nos ocupou durante o dia que foi sobre a preocupação dos refugiados, migrantes, maus-tratos e tantas situações de gente desprotegida e sem esperança. Depois de duas conferências introdutórias repartimo-nos por grupos, línguas e temas. O meu foi o dos direitos humanos. Enquanto isto, a terra tremia por estas terras, embora muito poucas pessoas do congresso se tivessem dado conta. Depois do almoço fomos ao teatro, ou melhor, o teatro veio até nós. Veio da Suécia, uma companhia de teatro cuja presidente é uma irmã dominicana. Não posso aqui contar em pormenor a peça mas eram 3 actos em que no primeiro se assistia a um debate sobre o destino de um convento que se ia encerrar, depois encontros históricos com o bispo Diego, Catarina de Sena, Bartolomeu de las casas e Giordano Bruno. No terceiro acto retomava-se o primeiro para perceber a atitude de cada um dos que entraram no debate. A peça tinha também momentos musicais e instrumentais que tornara…

Aberturas

Imagem
Às 18h começava a sessão de inauguração do congresso dominicano. Passou um pequeno vídeo sobre a vida dominicana em várias presenças: pregação, estudo, vida comum. O coro dos alunos de um colégio dominicano deu início à sessão com a execução do hino do Jubileu "Laudare, beneficente, praedicare". Depois o ex-Mestre da Ordem, frei Carlos Aspiroz fez uma memória do percurso percorrido nestes últimos anos, que foram de preparação.De seguida, o Cardeal-Arcebispo de Praga, também ele dominicano, fez a oração de sapiência, dando graças a Deus e pedindo perdão pelas infidelidades e tropeços que não mancharam a Ordem como também a Igreja. E deu-se a palavra ao Mestre da Ordem que deu início formalmente ao congresso. Que não se trata de um Capítulo Geral nem de um congresso de história; que seja um encontro de família para lançar a Ordem no presente-futuro. E para completar as intervenções, falou o Ministro Geral dos Capuchinhos, que é também o presidente da conferência dos superiores…

Um pauzinho de net

Imagem
Estou em Roma para participar no encerramento das comemorações dos 800 anos da aprovação da Ordem dos Pregadores a que pertenço. Vim com o meu Padre Provincial por ser o promotor provincial do Jubileu. Começará esta tarde, com um Congresso, com a sessão de abertura, por parte de grandes personalidades da Ordem. Seremos mais de 400 pessoas (de toda a Ordem e Família Dominicana) e estamos em vários pontos de alojamento. A mim calhou-me um hotel (que é mais uma casa religiosa), com uma vista óptima mas sem net. Ou melhor, sentado no bidé da casa de banho, virado para o lado do lavatório, consigo ter um pontinho de wi-fi, que vai dando para ver mails e escrever. Chegámos ontem, fizemos boas caminhadas e visitámos alguns sítios... A entrada ontem à tarde na basílica de São Pedro foi facilíssima, não estariam mais de 40 pessoas lá dentro. E esta manhã ida a Santa Sabina para resolver alguns assuntos provinicias. Encontrámos o anterior Mestre da Ordem, actual bispo de uma diocese da A…

Mário Soares

Imagem
Há pessoas que tive o gosto de conhecer. Alguns já falecidos tive pena de não os ter conhecido. Mas conheci Mário Soares. Foi há uns quatro anos, no Campo Grande, numa missa que presidi para o Colégio Moderno. Na primeira fila estava ele, a sua mulher e a filha. No fim da celebração veio ao meu encontro, à Sacristia, para agradecer a celebração. Manifestei-lhe a minha alegria sincera em o conhecer. Nasci depois do 25 de Abril de 1974 e não sei o que é estar privado de liberdade e de não me poder exprimir livremente. Mas, olhando para Mário Soares, senti sempre um orgulho, pensando que a ele se deve a democracia em Portugal. Tinha eu dez anos quando Portugal entrou na União Europeia. Tenho pouca consciência do que era a vida antes da União Europeia. Sei o que foi viver com escudos, sei que havia crises económicas, mesmo não tendo sido directamente abalado por elas, sei que foi Mário Soares que nos tirou deste rectângulo quase esquecido que era Portugal e nos fez virar para onde a Euro…

Rosário peregrino

Imagem
No dia 7 de Novembro de 2015 os mosteiros da Ordem Dominicana começaram um movimento jubilar que chamaram Rosário Peregrino. Ou seja, ao longo do ano foram atribuídos dois dias para celebrarem em Família Dominicana esta grande e dominicana devoção do Rosário. Começou em Prouille, o primeiro mosteiro da Ordem, e terminou hoje em Fátima, no nosso Mosteiro Pio XII. As monjas dominicanas convidaram o noviciado a estar presente e nós aceitámos.
Fomos e rezámos o Terço em Família Dominicana. E regressámos com a chuva, que nos brindou neste novo ano.