O final da tarde em Feirão... no Outono

Cada época é diferente nas nossas vidas e nos vários lugares. Feirão, como não poderia deixar de ser, também tem os seus ritmos, sempre de acordo com o sol (apesar dos relógios).
O final da tarde em Feirão começa um pouco antes das 18h, quando se toca o sino para o terço. Nestes meses de Outubro o terço é rezado e prolongado com meditações e leituras (Outubro, o mês do Rosário, Novembro, o mês das almas). Entretanto, vai a sombra do sol subindo pelo Penedo Gordo e, o escurecer transforma a atmosfera: na igreja o terço, no firmamento a lua, que sobe timidamente, os pássaros que se fazem ouvir e os animais, cada vez menos, que chegam do monte, ouvindo-se as campainhas e os guizos a avisar o retorno.
Um pouco antes das 19h - porque estou cá - subo eu ao sino para anunciar que vai haver Missa: as 7 rituais badaladas. No fim da Missa, volta a tocar o sino para o rezo das Trindades, fechar-se a igreja e cada qual ir para sua casa tratar da ceia, nunca excluindo o caldo que aquece o corpo.
E engane-se quem cuida que com a mudança da hora mudam os ritmos. Aqui quem manda é o sol. Portanto, depois da hora mudada, ao final da tarde, tudo uma hora mais cedo.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade