Comissões e grupos linguísticos

Hoje tivemos a primeira reunião de comissões. A que me coube foi a de sinergia entre vida e missão: desafios e renovação da pregação. Fui eu que escolhi embora já me tenham dito que deveria estar noutras comissões. Mas foi a que escolhi e foi para mim um desafio entrar em temas não tão trabalhados por mim.
Nesta primeira reunião começámos a identificar os temas para incluir nos documentos de trabalho. No fundo trata-se de “partir pedra” e tentar pormo-nos de acordo, o que nem sempre se consegue à primeira. Mas o caminho faz-se caminhando.
Além desta comissão houve também já um primeiro encontro de grupos linguísticos para falarmos do perfil e de nomes para possíveis Mestres da Ordem. Este processo repete-se depois num outro grupo, regional, do modo como a Ordem está organizada. O meu grupo linguístico é o espanhol e o regional Europa-Sul, que envolve Portugal, Espanha, Itália e Malta.
A dinâmica da escolha do mestre da Ordem deve ser democrática e transparente. Por princípio não há candidatos nem campanhas. Mas a verdade é que, aos poucos, vamos ouvindo nomes, vamos seleccionando de tal modo a poder chegar a 5 nomes. Ora, se todos os grupos linguísticos e regionais fazem o mesmo processo poderemos ter uma lista final de mais de 30 frades, nunca excluindo a possibilidade de cada um ser livre no voto e votar fora da lista.
E nestes encontros vamos estar até sexta-feira ao almoço.
Mas, para mim, o mais divertido e relaxante é estar com os estudantes vietnamitas. São 80! Merecerão um post próprio mas são encantadores, disponíveis, trabalhadores e, ao contrário do que eu pensava, nada tímidos!
Para já fica está foto que lhes tirei na parte do secretariado. Mas estão por todo o lado.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade