Louvor da Eucaristia


 Frei Luís de Granada, dominicano espanhol mas que passou grande parte da sua vida em Portugal, em 1561 publicou um pequeno livro "Vita Christi" (vida de Cristo), em que vai comentando os vários passos da vida de Cristo. Porque hoje é dia do Corpo de Deus, deixo o final da meditação que escreveu sobre a Última Ceia e o Lava-pés:

"Quem poderá explicar os efeitos e as virtudes deste sacramento tão nobre? Porque com ele de uma maneira maravilhosa une-se a alma ao seu esposo, com ele ilumina-se o entendimento, aviva-se a memória, apaixona-se a vontade, deleita-se o gosto interior, aumenta a devoção, derretem-se as entranhas, abrem-se as fontes das lágrimas, adormecem-se as nossas paixões, despertam-se os nossos bons propósitos, fortalece-se a nossa fraqueza e toma-se fôlego para caminhar até a montanha de Deus. 
Ó maravilhoso sacramento, o que direi sobre ti? Com que palavras te vou elogiar? Tu és a vida das nossas almas, o remédio das nossas feridas, o consolo dos nossos trabalhos, a memória de Jesus Cristo, o testemunho do seu amor, o mandato mais precioso do seu testamento, a companhia da nossa peregrinação, a alegria do nosso exílio, as brasas para acender o fogo do amor divino e o penhor e tesouro da vida cristã. 
Que linguagem pode narrar dignamente a grandeza deste Sacramento? Quem poderá agradecer tal benefício? Quem não se derreterá em lágrimas, vendo Deus fisicamente unido a ele? Faltam palavras e falta compreensão, tendo em conta as virtudes deste mistério soberano: mas nunca deve faltar às nossas almas o uso e a gratidão.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade