Três encontros

Pelo que de diferente foi este dia de sábado, aqui deixo uma partilha de três encontros com pessoas e contextos diferentes mas enriquecedores:
1. Hoje, dia 19 de Novembro, é dia importante para as Irmãs Dominicanas Missionárias do Rosário. Hoje celebram a vida do seu fundador: Monsenhor Rámon Zubieta. Creio que mesmo entre nós, dominicanos, pouco se sabe deste admirável frade dominicano, que foi missionário primeiro nas Filipinas e depois no Peru, foi bispo de uma região que abarcava a região de Urubamba, com muita selva por descobrir e evangelizar. E foi fundador, juntamente com a já beata Ascensão Nicol. Fui de manhã celebrar com elas e, na homilia, fiz um zoom destas três vertentes de Mons. Zubieta: Dominicano, Missionário e Bispo. Ao olhar para este Homem de Deus vemos que já no século XIX se vivia o que agora é programa da Amoris Laetitia e de outras dioceses: o sonho missionário de chegar a todos. Mons. Zubieta abriu o caminho deste sonho, envolvendo-se muito na vida das pessoas, em especial as mulheres e as crianças, que precisavam de formação e protecção.
2. Igualmente, hoje, dia 19 de Novembro, fui ao Colégio João XXIII (não se confunda com João 13), celebrar mais um aniversário da fundação do Colégio. Os Fundadores, António e Dulce Moreira Marques, já noutro convívio que não o nosso, quiseram dar o nome do Papa que admiravam pela sua maneira de estar na Igreja e no mundo. A Professora Dulce conheci-a já bastante debilitada e, porque me gostava de me ouvir nas Missas do Campo Grande, acabei por depois fazer-lhe o funeral. Daí a minha ligação ao Colégio. E hoje fui falar-lhes de talentos que temos e que são para pôr a render e para partilhar, e também do amor ao próximo. Inevitável não falar de João XXIII na homilia.
3. Na parte da tarde saída com os noviços para um passeio/encontro na praia. O tempo proporcionou-se, pese embora não ter sido o melhor dia de outono. Tempo de reflexão, de avaliação dos dois meses de noviciado e também de oração. Foi lá que começámos a celebração de Cristo Rei, rezando as primeiras vésperas.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade