Primeira Comunhão

Venho da celebração da Primeira Comunhão do João Maria, um amigo meu. Faz hoje sete anos e, como prenda, recebe hoje, pela primeira vez, Jesus sacramentado, no seu coração. Pode o leitor estranhar que tenha um amigo de sete anos. Uma vez perguntei-lhe se ele era meu amigo. Ele disse-me que sim. E eu acrescentei: Eu também sou teu amigo. És das poucas pessoas com quem posso brincar.
A celebração foi simples e bela, como se requer em momentos destes. Infelizmente - e já o escrevi aqui algumas vezes - faz-se das celebrações de Primeira Comunhão um acontecimento social, vazio, com barulho e exteriorismo. Esta celebração de hoje, e dou graças a Deus, fugiu a tudo isto. Simples, sem convidados, uma celebração comunitária de fé. Pedi a uma amiga que fizesse a pagela da primeira comunhão e eu, como prenda, escrevi-lhe esta oração a que daria este título: Oração de acção de graças pelo dia da Primeira Comunhão e para depois de cada comunhão. Aqui a deixo, agradecendo ao João e à família a sua amizade, ao Pároco que acedeu a que o João fizesse hoje a sua Primeira Comunhão e à Luísa, que sem conhecer o João, se prontificou a desenhar a pagela.
ORAÇÃO DE ACÇÃO DE GRAÇAS PELO DIA DA PRIMEIRA COMUNHÃO
E PARA DEPOIS DE CADA COMUNHÃO


Ó Jesus,
neste dia da minha Primeira Comunhão,
dou-Te graças pela vida que me concedeste,
e pela alegria de Te receber no meu coração.

Que este dia fique guardado na minha memória
e o meu entendimento vá percebendo,
em cada dia,
o que significa ter-Te em mim.

Quero hoje dar-Te graças
por tudo o que de bom em mim acontece:
os meus pais e as minhas irmãs,
os meu colegas e amigos,
aqueles com quem brinco e com quem falo.

Hoje peço-Te que me ajudes a ser melhor
e a perceber o que queres de mim.
Que eu aprenda a conhecer-Te e a amar-Te mais
e que a vida de comunhão que hoje começa
me ajude a compreender
quanto és importante para mim.

Obrigado, Jesus, por seres meu amigo.
Obrigado Jesus, porque gostas de mim.
Obrigado, Maria, minha doce mãe.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade