Minuto positivo

Apesar dos cansaços e das canseiras, acordar em cada dia é um milagre que devemos agradecer aos céus. Pensar nos que morreram durante a noite, nos que estão presos a uma cama ou a um espaço, nos que acordam sem trabalho, comida ou esperança, é para mim um desafio de viver um dia cheio de trabalho, procurando construir um mundo melhor.
Por isso, se há uns anos atrás acordava ao som da rádio e, muitas vezes com notícias, deixei de o fazer. Acordar e ouvir as desgraças do mundo era desanimador.
Troquei pelas melodias sonsas do telemóvel. Em crescendo para ir acordando, mas calando logo o aparelho porque a música, ao fim de 20 segundos, repete-se. Graças a Deus, são raras as vezes em que a musiqueta me acorda.
Mas a tecnologia avança. As aplicações são como os enxames de abelhas que nos rondam, sempre a querer mandar notificações. E voltamos ao mesmo. Mal acordamos, já temos uma notificação de um jornal a dizer que fulano foi morto a tiro, que sicrano foi queimado vivo, que em tal sítio morreram não sei quantas pessoas... E dou comigo a pensar: mas esta gente não tem uma notícia positiva para nos fazer acordar com força para conquistar o dia? Já não peço que o telemóvel me diga bom dia, ou me mande um pensamento espiritual mas, ao menos, uma noticiazinha positiva que me motive sair da cama, tomar o meu banho, rezar e ir trabalhar.
Há uns tempos atrás, falando com uma amiga minha que trabalha nestes âmbitos, provoquei-a dizendo que sentia a falta de uma notícia de um minuto mas que fosse positiva. Não houve muita saída, talvez por não dar muito lucro, e preferirmos esmiuçar a desgraça em vez de valorizar a graça.
Mas não me dou por rendido. Preciso de notícias, é claro, preciso de estar a par do mal e do bem, é necessário, mas tudo tem o seu tempo e o seu lugar. A vida tem graças e desgraças, mas a graça da vida é acordar com força e alegria de vencer o dia e o mundo. Este será sempre o meu pensamento positivo.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade