Arquivos: vida e pregação mendicante
Há coisas que não vão caber neste projecto. Porque são tópicos, notas, apontamentos...
Transcrevo para aqui uma nota que este irmão enviou para o provincial da altura sobre o tema da mendicidade da vida dominicana, que foi tratada num encontro europeu. É uma nota com alguns pontos bastante interessantes e lúcidas para compreender a mendicidade das ordens religiosas, e em especial, a dominicana:
1. Na legislação canónica actual têm especial interesse quanto aos mendicantes os cânones 634ss e 1265 do CDC de 1983 que regulamentam o direito de propriedade e disciplinam o princípio de pedir esmola.
2. Desde o Concílio de Trento, em sentido estrito, só os Franciscanos, dos ramos capuchinhos e observantes, são considerados actualmente Ordens Mendicantes.
3. A nossa província está numa situação de total mendicidade, endividada! Mas não é esta situação apenas que se falou.
4. O fr. N. fez uma exposição histórica do começo da Ordem até à proibição de mendigar e à faculdade de possuir bens em comum, não em particular.
5. Segundo as Primeiras Constituições quando os irmãos saem para realizar o seu ofício de pregação, não aceitarão nem levarão ouro ou prata, dinheiro ou presentes, salvo a comida, a manta e o vestuário necessário. Os conventos viviam todos, por vontade do fundador, em regime de mendicidade quotidiana. O que sobrava de cada dia era dado aos pobres.
6. Isto contrastava com a vida reclusa e feudal dos beneditinos tem uma nova conjuntura social e eclesial, bem conhecida pelos historiadores, no começo do século XIII. A inspiração vem da imitação da vida de Jesus e da "regula apostolica".
7. O fr. N. lembrou, a este propósito, que na Bíblia a riqueza é considerada uma bênção e a pobreza uma maldição. Jesus e os Apóstolos, seguiram outros caminhos, já esboçados em algumas vertentes do Antigo Testamento.
8. Vários lembraram que, perante os modelos económicos e sociais do mundo actual, a pobreza e a solidariedade com os pobres representa uma "contra-cultura" de libertação indispensável - pouca coisa basta à vida feliz! - e permite autenticidade na pregação da "justiça e da paz".
9. A relação entre estilo de vida pessoal/comunitária e a solidariedade com os pobres e as vítimas das transformações económicas e sociais é fundamental. Podemos encher a boca com a causa da "justiça e paz" e viver de forma burguesa, tanto na vida pessoal como comunitária. Queremos ter tudo em nome do apostolado e o apostolado fica à espera.
10. A "pregação mendicante" significa que não somos donos da Palavra - é um dom de Deus - nem dos destinatários. É uma proposta de libertação a partir das pessoas em processo de libertação.