Prefiro o paraíso - São Filipe de Neri

 Neste dia, há 4 anos, escrevi aqui a minha admiração por São Filipe de Neri. Admiração sempre crescente, à medida que os anos passam. Não posso ter a ousadia de dizer que me identifico com ele porque só mesmo o nome nos une. A santidade e a simplicidade de São Filipe de Neri deixam-me perplexo e a anos de luz deste homem de oração, de caridade e de muito humor. Mas, como diz o Papa Francisco, e bem, "há testemunhos que são úteis para nos estimular e motivar, mas não para procurarmos copiá-los, porque isso poderia até afastar-nos do caminho, único e específico, que o Senhor predispôs para nós".

Prefiro o paraíso, ensinava ele às crianças abandonadas e rebeldes. O caminho do mal não nos leva ao paraíso e para o alcançar temos mesmo de fazer opções, preferências.

Não sabemos muito da vida de São Filipe de Neri mas, no filme que se fez sobre ele, há um momento muito impactante: Há uns boatos sobre o mau uso de dinheiros entregues à igreja de São Filipe que ele usava para os pobres em vez de restaurar a igreja. Fazem queixa dele ao Papa. O Papa vai vê-lo à sua igreja do Oratório, em Roma, a actual "Chiesa Nuova". A corte dos cardeais acompanha-o. Chegados à igreja pedem explicações ao Padre Filipe sobre o seu comportamento com as crianças abandonadas, pobres e prostitutas... Os cardeais prontos a escrever tudo o que ele poderia dizer, Filipe de Neri apenas diz:"Para ser obedecido é preciso não impor muitas regras... Eu escolhi só uma: a caridade". O Papa, ao ouvir esta frase, decide fazê-lo cardeal logo ali mas, quando lhe quer impor o chapéu cardinalício, ele recusa dizendo: "Cardeal, eu, Santo Padre? Prefiro o Paraíso!". Não sabemos se este episódio tem algum fundo de verdade mas condiz bem como o seu modo de estar na Igreja.


Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade