Dobrado o Cabo das Tormentas

Está o Capítulo Geral a chegar ao seu fim. Depois de uma tensa e cansativa semana de aprovação de textos (7 comissões) chegámos ao fim.
Esta noite já foi de descontracção. Depois do jantar todos os capitulares foram ao "refugium pecatorum" (bar) para poder estar mais tranquilos e, de certa maneira, festejar.
Estes dias foram interessantes do ponto de vista sociológico. Se estivermos atentos vemos como algumas províncias são mais sensíveis a uns temas, capitulares que têm pontos de vista diferentes, votações mais seguras que outras... assim é a democracia e a cultura. Menos mal que soubemos - creio eu - perceber que não estávamos a legislar para os outros mas que era para nós mesmos e tendo em conta outras realidades que não as nossas.
Amanhã é dia de fechar juridicamente o Capítulo com os pequenos pontos que faltam aprovar, assinar as Actas e sair deste lugar para o Convento onde vamos dormir para, no domingo, clausurarmos o Capítulo com a Missa final onde 23 estudantes irão fazer a sua profissão solene nas mãos do novo Mestre da Ordem. E depois regressar à minha querida Lusitânia... da qual já tenho saudades.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade