As grandes santas da Ordem Dominicana II: Beata Cecília Romana

Tem agora espaço neste post a segunda beata das três primeiras grandes santas da Ordem Dominicana: Cecília Romana, por ser de Roma.
Falamos da primeira historiadora de São Domingos. De facto, é ela que o descreve quer na figura quer na virtude. É uma das quatro monjas que, do mosteiro de São Sixto em Roma, vão para Bolonha, ajudar na construção espiritual do mosteiro, recentemente edificado. Com 17 anos era já monja de uma comunidade religiosa de Roma. Estando São Domingos em Roma, por volta de 1218/19, o Papa Honório pede-lhe um "milagre": que reúna num só mosteiro as várias pequenas comunidades monásticas femininas de Roma. Cecília vai ser a primeira a aderir a este projecto e vai convencer outras a juntarem-se todas numa só comunidade. Por ter tido esta atitude, foi sempre particularmente querida por São Domingos. É ela quem, no processo de canonização, vai revelar aspectos íntimos e virtudes de São Domingos. Foi, por isso, sempre muito querida por toda a Ordem, por poder falar de São Domingos, do que via e ouvia dele. Se São Domingos foi o pai espiritual dos frades, certamente que a Beata Cecília foi a mãe espiritual dos mosteiros. Anos mais tarde, depois da sua canonização, vai ajudar na elaboração de uma das mais importantes biografias de São Domingos, escrita por Teodorico de Apoldia. A sua longa vida fez perpetuar a memória de São Domingos mas também de ver como a Ordem se desenvolvia. Querida pelos frades também ela os queria, mesmo quando os frades não acertavam com ela, como foi o caso de eles quererem abandonar o cuidado espiritual do mosteiro, como se disse já na parte anterior.
Morreu no dia em que, liturgicamente, se celebrava a memória de São Domingos: 4 de Agosto de 1290, nonagenária. Foi sepultada no mesmo sepulcro de Diana de Andaló.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade