Ano Dominicano | 2021-2022

 

 

A Ordem dos Pregadores deu ontem início a um ano jubilar. O motivo é o oitavo centenário da morte de São Domingos ou, como costumamos dizer, do seu nascimento para o céu (dies natalis). O tema parece estranho mas tem a sua lógica: "À mesa com São Domingos". A pintura inspiradora é esta, que acompanha estas linhas, pintada pouco tempo depois da canonização de São Domingos e considerado o seu primeiro retrato.
São Domingos teve sempre uma grande estima pela vida comunitária. No seu ideal, a salvação das almas é conseguida pela pregação e que se prepara no estudo, na oração e na vida comum.
Partilhar uma refeição entra na nossa privacidade. Não nos sentamos à mesa com um desconhecido nem o convidamos para se sentar à nossa mesa se não sabemos o seu nome. Quando nos sentamos à mesa com alguém e partilhamos uma refeição é porque sentimos alguma intimidade.
Na vida comum a mesa é um lugar muito importante. É um lugar de reunião, de encontro, de partilha, de bênção e de paz. São Domingos terá experimentado estes sentimentos sempre que se sentava à mesa com os seus irmãos.
Na sua vida há, pelo menos, dois acontecimentos que se passaram à volta da mesa: o do hospedeiro herege, que conseguiu trazer para a fé da Igreja depois de uma noite de acesa discussão, em Toulouse e, já em Roma, quando os Anjos vieram servir a comunidade por não terem que comer e, tendo mandado os noviços mendigar pão, eles do pouco que conseguiram, deram-no aos pobres.
Partilhar o pão é partilhar a vida. É o que nos ensina, por exemplo, a mesa da Última Ceia de Jesus.
Oitocentos anos depois, somos convidados a aprender com São Domingos e a beber da água da fonte. Redescobrir a beleza da nossa vida e do nosso carisma, da importância da nossa missão e, acima de tudo, testemunhar com a própria vida.
Ontem, o Mestre da Ordem abria solenemente o Jubileu em Bolonha, onde São Domingos está sepultado. Um pouco por todo o mundo, em quase todas as comunidades, como mais ou menos solenidade, todos demos início a este ano jubilar. E agora é vivê-lo, com alegria e esperança.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade