Cristo crucificado, hoje


Hoje é dia de olhar para aquele que foi trespassado. Hoje é dia de olharmos para aquele que por nosso amor morreu na cruz. Hoje é dia de olhar para a Cruz e ver que o mundo continua a crucificar, com crueldade, homens e mulheres, inocentes e sem culpa. 
Não podemos reduzir este dia a um dia de devoção. A narrativa da paixão continua actual porque também hoje vemos injustiças que crucificam os que, como Jesus, são hoje vítimas da violência das guerras. Vemos os que hoje, como Jesus, estão manietados, sem poder fazer nada da sua vida, porque dependem ou da generosidade ou da boa vontade dos outros, que às vezes têm pouca vontade em resolver os problemas. Vemos os que, como Jesus, são vítimas de esquemas, perseguição e difamação. Vemos os que, como Jesus, são traídos na amizade ou nas relações. Vemos os que, como Jesus, sofrem o abandono e são deixados à sua sorte. Vemos os que, como Pilatos, lavam as mãos ou encolhem os ombros não querendo saber do sofrimento e das injustiças que causam. Hoje vemos os que lucram usando e explorando o outro… Hoje vemos as lágrimas de tantas mães que sofrem junto à cruz dos seus filhos que morrem de fome, que morrem na guerra, que morrem no mar. E podíamos continuar a ver Jesus em tantas situações complicadas porque em todas elas Ele sofre com quem sofre. 
No entanto, este dia não é o dia do fracasso. Este dia, apesar da sobriedade, é um dia de esperança, porque o amor não morreu. Como o grão de trigo, que foi lançado à terra dá fruto. O amor de Jesus continua vivo no coração daqueles que o seguem e têm como referência. Em cada um de nós. 
Hoje, diante da cruz, comprometemo-nos a não usarmos a violência como resposta a nada. Comprometemo-nos a defender os mais oprimidos e sem voz da nossa sociedade. Comprometemo-nos a não desistir das situações difíceis da nossa vida. Comprometemo-nos a amar Jesus nos mais pobres. Comprometemo-nos a ser discípulos até ao fim. 
Hoje, daqui a pouco, quando vieres adorar a Cruz, agradece a Jesus por ter dado a vida por ti. Retribui esse amor comprometendo-te a amar o próximo como ele o ama, como ele te ama.

 

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade