Destino da Imagem do Rei Salvador

Em 1910, o Estado fez leilão da Imagem do Rei Salvador, sendo arrematada pelo ourives Cunha, estabelecido na Rua da Palma.
Mais tarde encontrava-se à veneração dos fiéis num dos altares da Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica.
Com o decorrer do tempo, a entrada de um novo pároco e pessoal mais moderno tornou-se ignorada a sua origem histórica e o seu valor religioso, pelo que foi retirada para uma dependência do templo.
Então, pedimos ao Cardeal Patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira que se lhe desse um lugar condigno e Sua Eminência determinou que fosse entregue aos cuidados das Freiras Dominicanas do Colégio de São José do Ramalhão, em Sintra, que a receberam com imensa devoção e regozijo, colocando-a no altar da sua Capela. Nessa ocasião, era Superiora a Reverenda Madre Maria Teresa Catarina, O.P., no século D. Maria da Purificação de Almeida (Lavradio), descendente dos dez primeiros Padroeiros do Mosteiro do Salvador que rejubilou e nos disse que a entrega da Veneranda Imagem às Dominicanas vinha provar que Nosso Senhor estava contente com as suas Religiosas.
Todos os anos, em 6 de Agosto, dia da Sua Transfiguração e também em que é comemorada sob a invocação da Imagem a que nos referimos, na qualidade de representante dos aludidos Padroeiros e com uma íntima devoção, costumamos enviar seis velas para estarem acesas nesse dia junto à Imagem do Santíssimo Rei Salvador da Mata, também Salvador do Mundo, Salvador da Pátria e Esperança de todos nós.
Lisboa, 29 de Setembro de 1974.
Conde dos Arcos

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade