Uma visita de honra

Recebemos, hoje, no convento, uma visita de honra. O Patriarca de Lisboa, que é também Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa veio jantar connosco. Com o Capítulo, ainda reunido, e com a Comunidade. Foi um jantar simples mas agradável, com a presença de um bispo próximo, que falou se si e que nos escutou, com a mais valia de ser historiador e podendo complementar as conversas com dados históricos e especialmente dominicanos (Convento do Corpo Santo, Madre Teresa de Saldanha, Bartolomeu dos Mártires...).
Oferecemos-lhe algumas das nossas publicações mais recentes e pedimos-lhe que assinasse o nosso livro de honra, onde escreveu uma breve dedicatória chamando-nos de "meus irmãos dominicanos". No final despediu-se calmamente de cada um de nós e pelo nome! A um dos irmãos presentes, que vai mudar de convento e de apostolado disse-lhe: "boas mudanças exteriores e interiores". Belo conselho. Que assim seja.
E pronto, o Capítulo está a acabar. Amanhã o Provincial com os definidores partem para Ávila, onde se juntarão com os frades das províncias espanholas para definirem os projectos comuns. Creio que as nomeações para os novos cargos estão mais que alinhavadas... Mais uns dias e tudo se saberá.
(Fotografia: D. Manuel Clemente e fr. Pedro, novo Provincial)
 

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade