Dias de Capítulo Geral

Começou no dia 16, em Bolonha, mais um Capítulo Geral da Ordem dos Pregadores, a que pertenço. Na nossa Ordem os Capítulos Gerais acontecem de três em três anos, em cada ano com pessoas diferentes. No Capítulo deste ano estão os provinciais da Ordem, uma vez que o anterior foi de definidores (frades eleitos pelas províncias) e o próximo será electivo (com os provinciais e os definidores). É assim a nossa maneira democrática de governo. O Capítulo deste ano tem a feliz coincidência de ser celebrado quer no Ano da Misericórdia quer no Ano do nosso Jubileu. Este ano, no dia 22 de Dezembro, completamos 800 anos de existência (oficial)!
O Papa Francisco juntou-se ao Capítulo e às nossas celebrações. No próximo dia 4 irá receber os Capitulares e, no passado dia 15, enviou pela Secretaria de Estado do Vaticano um Telegrama ao Mestre da Ordem, que aqui deixo, numa tradução livre (apressada):

"Por ocasião do Capítulo Geral dos Priores Provinciais da Ordem dos Pregadores que terá lugar em Bolonha, no contexto do Jubileu Extraordinário da Misericórdia e do oitavo centenário da confirmação da Ordem pelo Papa Honório III, Sua Santidade o Papa Francisco, com os seus maus cordiais sentimentos, invoca os dons do Espírito Santo, recordando que a coluna que sustém a vida da Igreja é a Misericórdia.
Qualquer acção pastoral deve estar envolvida de ternura e nada no seu anúncio ou no seu testemunho ao mundo pode ser privado de misericórdia. A credibilidade da Igreja passa pelo caminho do amor misericordioso e compassivo que dá vida nova e infunde a coragem para olhar o futuro com esperança.
O Santo Padre espera que quantos seguem o carisma de São Domingos, apóstolo incansável da graça e do perdão, compassivo com os pobres e firme defensor da verdade, sejam testemunhos da misericórdia, professando-a e encarnando-a nas suas vidas, e sejam sinal da proximidade e da ternura de Deus para que a sociedade actual redescubra a urgência da solidariedade, o amor e o perdão.
Sua Santidade, pedindo-lhes que rezem pelo sustentáculo do seu ministério petrino, pela intercessão da Virgem do Rosário e de todos os Santos da Família Dominicana, concede a si e a todos os irmãos capitulares a implorada bênção apostólica, estendendo-a gostosamente a toda a Ordem
".

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade