Tu és Pedro

Uma pequena paragem aqui para um ou dois parágrafos sobre uma conversa que acabo de ter, também ela pequena e rápida.
Disse-me um padre que a grande crise na Igreja passou a ser a dos ultra-conservadores que querem acabar com o Papa. É, de facto, lamentável e triste que os que prometem fidelidade ao Magistério do Papa venham agora achar-se acima dele e deliberar sobre se ele está certo ou está errado. E não menos triste e lamentável é assistir ao silêncio na nossa Conferência Episcopal em não ter ainda  mostrado fidelidade e apoio ao Papa, como o têm feito outras Conferências. Os senhores bispos que me desculpem mas já se estão a atrasar. Ninguém se devia esquecer e os conservadores deviam lembrar a frase de Santo Ambrósio que tanto usaram nos tempos de João Paulo II ou de Bento XVI: Ubi Petrus ibi Ecclesia (Onde está Pedro aí está a Igreja). O ditado serve para todos os Papas e não só para os da nossa cor.
O Cardeal Secretário de Estado disse que o Papa, apesar da amargura, está sereno. Ainda bem. E rezo para que mantenha a serenidade. E não sendo cardeal nem bispo quero que o Papa saiba (mesmo não sabendo) que o apoio e estou do lado dele, admirando-o e defendendo-o.
Voltando à conversa que tive, dizia-me o padre: "Bem avisou Jesus a Pedro: «Simão, Simão, olha que Satanás pediu para vos joeirar como trigo. Mas Eu roguei por ti, para que a tua fé não desapareça. E tu, uma vez convertido, fortalece os teus irmãos»".
Santo Padre, não desanime. Não nos tem só a nós a rezar por si. O próprio Cristo está a rezar por si para que não desfaleça. Mas o mesmo Cristo lhe diz que Satanás anda a joeirar... Por isso não estranhe nem pare. Converta a Igreja e fortaleça os seus irmãos.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade