Maria Madalena

A Igreja celebra, hoje, a festa de Santa Maria Madalena. A Ordem Dominicana, à qual pertenço, celebra-a também de um modo especial. Ela é a Patrona da Ordem. Na verdade, temos duas grandes santas que são duas colunas importantes; Santa Catarina de Alexandria, Patrona da Filosofia e Santa Maria Madalena, Patrona da Teologia.
Maria Madalena tem vindo a ser uma santa que tem causado muita curiosidade. Sobretudo a partir do célebre romance "O Código da Vinci".

Sabe-se muito pouco dela, mas depressa a fizeram amante de Jesus, com direito a filhos e tudo!

Maria Madalena é a mulher curada pelo Senhor, de uma grande enfermidade, acompanhou o Senhor na sua vida pública, na sua paixão e morte e foi ela a primeira pessoa que viu o Senhor ressuscitado e ele próprio a enviou a anunciar aos Apóstolos a sua ressurreição.

Esta mulher foi tocada por Cristo e isso mudou a vida dela. Por isso, na sua iconografia, vemo-la como a mulher penitente (a tradição diz que ela passou o resto da sua vida numa gruta, perto de Marselha) ou com um vaso na mão, o vaso de perfumes com que ela ia embalsamar o corpo de Jesus.
Porque é que ela é a Patrona dos Dominicanos? Porque ela foi a primeira pregadora. Nós até a chamamos "apóstola dos Apóstolos". Foi a ela que Jesus disse: "Vai dizer aos meus irmãos..." e foi ela a primeira a anunciar a Boa Nova da Ressurreição: "Vi o Senhor".

Que pedir a Deus nos nossos dias senão a frescura desta mulher para que nós também andemos pelo mundo a anunciar o Evangelho que Cristo nos deixou?

Mensagens populares deste blogue

Fátima descaracterizada

A fecundidade do casal

Oração para o início de um retiro