Pregação e Cultura / Pregação Comunitária


Estou prestes a acabar de preparar um fim-de-semana de formação, em Fátima, sobre o tema deste post. Falar de cultura, de pregação, das duas coisas juntas e com a dimensão comunitária. Ingredientes para pensar e pôr a pensar o estilo de pregação que temos, aonde queremos chegar e com que meios. Sobretudo perceber este nosso mundo, amá-lo à semelhança de Deus, compreendê-lo à semelhança de Jesus e servi-lo à semelhança de São Domingos. Este tema é universal em toda a Ordem Dominicana para este ano de 2011, a caminho do Jubileu de 2016 (800 anos da aprovação da Ordem). Mais de um mês de leitura, estudo, e esta semana numa maratona de escrita (ainda estava convencido que sétimo se escrevia com p antes do t!), hoje cerca de 8 horas, que agora se reduz a 14 páginas de texto, excluindo dois tipos de trabalhos práticos. Se a aderência for boa vai valer a pena concluir que estamos mergulhados no mar da cultura e que, afinal, pregação é também cultura.
O encontro vai terminar com esta oração que escolhi, de um autor anónimo do século XX, que pede a Deus força para o seu trabalho quotidiano:

Ensina-me, Senhor,
a usar bem o tempo que me dás para trabalhar,
para o empregar bem sem nada perder.
Ensina-me a unir a pressa e a lentidão,
a serenidade e o fervor, o zelo e a paz.

Ajuda-me no início da obra,
quando sou mais fraco.
Ajuda-me no coração do trabalho
a manter bem tenso o fio da atenção.
E, sobretudo, cumula Tu mesmo os vazios da minha obra.

Senhor, em todo o labor das minhas mãos,
deixa uma graça de Ti para falar aos outros
e um dos meus defeitos para me falar a mim mesmo.

Guarda em mim a esperança da perfeição,
sem o que eu perderia a consciência.
Guarda em mim a impotência da perfeição,
sem o que eu perderia o orgulho.

Senhor, ensina-me a orar com as minhas mãos,
os meus braços e todas as minhas forças.
Lembra-te de que a obra das minhas mãos te pertence e
de que me compete devolver-ta ao oferecer-ta.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade