Ideais

Ontem às noite, enquanto esperava pelo sono, fui à prateleira do meu quarto (o de Roma) onde estavam umas revistas antigas da Ordem. Como ando à procura de textos sobre dominicanismo para preparar o noviciado, fui vendo nos índices, o que me poderia interessar, referências e, uma das revistas era consagrada à morte de acidente do Mestre da Ordem Manuel Suarez, Mestre entre 1946-1954. A acompanhar o artigo estava esta citação, que aqui deixo, como ideal da Ordem e dos que a ela pertencem:
"A Ordem foi fundada com o objectivo de evangelizar o mundo tal como se encontra, em contínua gestação de si mesmo. Fechar os olhos sobre o que acontece, ceder a um sentimento de medo, não enfrentar abertamente estas questões, seria uma infidelidade ao espírito de São Domingos. Especialmente nos momentos mais importantes da história da Ordem, este espírito foi revivido por muitos dos nossos irmãos como contemporâneos conscientes da situação do mundo em que viviam, permitindo-lhes ser testemunhas eficazes do Evangelho. Para não citar muitos, cujos centenários estamos a celebrar, aí estão São Tomás de Aquino e fr. Bartolomeu da Las Casas, grandes génios porque foram, claro está, homens do seu tempo. O que equivale dizer que sem tomarmos consciência do nosso próprio tempo é impossível anunciar a Palavra de Deus numa linguagem - de palavras mas também de vida - que os nossos contemporâneos possam compreender.
A linguagem da vida: viver de um modo que seja significativo para os que nos vêem e exemplar para os nossos irmãos - quer se trate da nossa vida comunitária, dos conselhos evangélicos que professámos, da celebração da Liturgia das Horas, a oração privada, do estudo ou da observância regular (CF. § IV).
Linguagem das palavras: é a maneira de apresentar a mensagem evangélica que seja entendida sem que perca a sua identidade. A este propósito colocam-se questões sobre o modo de actuar, e de uma maneira mais geral o problema das prioridades apostólicas."

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade