São Marcelino Champagnat


Já aqui falei de São Marcelino Champagnat e, frequentemente, falo dos Maristas, sobretudo pela assistência religiosa que lá vou dando, com a ajuda de Deus e também com a dos professores e dos próprios alunos. Ontem foi dia de São Marcelino Champagnat. Ele é o fundador dos Irmãos Maristas e está na origem dos vários Colégios Maristas, espalhados por todo o mundo.
Hoje, no Externato Marista de Lisboa, há festa, a festa do Fundador que incluiu, obviamente, a celebração da Eucaristia.
Celebrar a santidade de um homem de Deus é lembrar a sua vida, os seus ensinamentos, tomá-lo como modelo.
São Marcelino queria que os alunos que frequentassem as suas escolas fossem, ao mesmo tempo, bons cristãos e bons cidadãos. Queria que houvesse boa relação entre professor-aluno, que a educação fosse mais do que aprender a ler e a escrever. Queria que todos amassem muito a Nossa Senhora, "a nossa Boa Mãe", pois, como ele dizia: "Tudo a Jesus por Maria, tudo a Maria para Jesus".
Era uma pessoa alegre e não gostava de ver os Irmãos tristes porque, "a tristeza mata a piedade, provoca discórdias e escandaliza o próximo".
Era um homem humilde e ensinava o caminho da humildade aos que queriam ser Irmãos Maristas; esse caminho tinha quatro etapas. A primeira é procurar conhecer-se, a segunda meditar nas vantagens que a humildade traz e nos males que o orgulho produz, a terceira praticar a obediência e a caridade e, finalmente, conservar a modéstia em tudo e em toda a parte.
Era um homem caridoso, sobretudo para com os mais pobres e amava a pobreza. Dizia que a limpeza e a simplicidade deveriam ser os únicos ornamentos das casas dos Irmãos.
Era um homem perseverante. Perseverante na oração, na correcção dos seus defeitos, diante das dificuldades e adversidades... Perseverança que o tornava firme e constante nos seus projectos e intuições.
Neste ano Sacerdotal, tenho pena que tenhamos ficado só na figura do Santo Cura de Ars. Teria sido muito enriquecedor iluminar outros padres que deram a sua vida a Deus gastando-a ao serviço dos irmãos.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade