O Papa Bom


Hoje li um livro muito interessante: "Fioretti do Bom Papa João". É um livro que recolhe algumas frases, pensamentos e atitudes deste homem de Deus, sem dúvida o grande Papa do século XX. A ele se deve o Concilio Vaticano II, a ele se deve o aggiornamento da Igreja, a ele se deve a grande encíclica "Pacem in Terris".
Ao ler as suas 'florinhas', vemos que este homem nunca ambicionou o poder, nunca quis ser rico, mas sempre quis estar próximo dos pobres e dos doentes.
Também é muito conhecido pelo seu bom humor.
Deixo aqui algumas das suas "fioretti":

"O Papa conta que, no final do dia em que anunciou o Concílio, sentia dificuldades em adormecer: «João, porque não dormes? És tu, Papa, quem governa a Igreja, ou é o Espírito Santo? É o Espírito Santo, não é verdade? Então dorme, João!»"

"O Papa é um prisioneiro nos seus vastos palácios, disse um dia João XXIII aos camponeses de uma aldeola italiana".

"Ao ouvir, por acaso, numa rua de Roma, uma mulher, impressionada pela rotundidade do Papa, dizer a outra: «Meu Deus, como ele é gordo!», João XXIII volta-se e diz-lhe: «Saiba, minha senhora, que o conclave não é um concurso de beleza!»".

"Tem razão o nosso Giuseppino quando diz que ao seu irmão Papa: «És aqui um prisioneiro do luxo que não pode fazer o que deseja»".

"Esta manhã tenho que receber cardeais, príncipes e importantes representantes do Governo. Mas à tarde conto passar uns instantes com homens simples, sem outro título que não seja a dignidade de seres humanos e filhos de Deus".

"Dos comunistas dizia o Papa: São inimigos da Igreja, mas a Igreja não tem inimigos".

"É teólogo?, perguntou um dia o Papa a um eclesiástico de craveira, não católico.
-Não, Santo Pader, respondeu, algo confuso, o seu interlocutor.
- Ainda bem! Deo Gratias! Também eu o não sou, apesar de ter que parecê-lo. Bem sabe quantas desgraças os teólogos de profissão infligiram à Igreja, pelas suas subtilezas, pelo seu amor próprio, tacanhez de espírito e obstinação".

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade