A aldeia de Cotelo

Cotelo fica ao lado de Feirão. No entanto, pertencem a concelhos e freguesias diferentes. Feirão é freguesia do concelho de Resende e Cotelo pertence à freguesia de Gosende, concelho de castro Daire. É a minha terra paterna. Foi lá que o meu pai nasceu. Nunca tive muitas afinidades com aquele povo. Quando lá íamos no Verão era só mesmo para cumprir o preceito de cumprimentar os meus avós e tios que lá estavam. Tudo mudo desde que sou padre. Agora vou lá todos os dias e, às vezes, mais que uma vez ao dia. Hoje foi dia fotografar os santos da capela, dedicada a São Domingos e a Santa Bárbara.

Inocente, disse-me assim um senhor: ó senhor padre Filipe, para haver tanta devoção aqui a são Domingos é porque ele andou por cá! E eu respondi: ele não sei, mas alguns dos dele sim.

Para mim Cotelo não tem a mesma força sentimental que Feirão. Mesmo o meu pai sempre puxou mais para Feirão; mas tenho que ter em conta o que me disse hoje uma senhora: olhe que o senhor padre é metade de lá (Feirão) e metade de cá (Cotelo). Tenho que dar a mão à palmatória.



(cruz á entrada da Capela, com os cinco instrumentos da paixão)

(Imagem de São Domingos, padroeiro da Capela e do Lugar)

(Santo António)

(Nossa Senhora do Rosário)

(São José)

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade