Dia de São Domingos




Hoje a Igreja celebra, e nós dominicanos com grande festa, o dia de São Domingos. Falar de um fundador é falar de um pai, de uma pessoa que admiramos pelo exemplo de vida, pelos seus ideais, pelo perfume que deixou ao longo da história. A caminho dos oitocentos anos, procuramos continuar o caminho traçado por São Domingos. Dele se dizia que só falava de Deus ou com Deus. Dele se dizia que porque amava a todos, por todos era amado.
Num tempo em que se dizem tantas banalidades e que se evita falar de Deus, São Domingos é um bom modelo para a nossa vida. É o homem que sabe estar em silêncio e sabe falar quando é necessário. É um homem de oração e de acção. De estudo e de pregação. Um homem entregue a Deus e ao mundo.
São Domingos era também conhecido pelo seu amor e compaixão para com o próximo. Este é outro grande desafio para nós, dominicanos: mostrar o amor e a compaixão de Deus presente na vida de cada ser humano.
Este ano passo este dia no convento. Estamos poucos (ainda não me formatei para a realidade de sermos poucos...) mas ainda assim é dia de festa com os que estão, unidos a toda a família dominicana que celebra este homem de Deus que nos acompanha com a sua intercessão.
Deixo aqui, neste dia, um vídeo com um louvor de São Domingos, tirado da Legenda Aurea (séc. XIII).








Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade