E o Mestre da Ordem é... Fr. Gerard Timoner

O dia começou à mesma hora mas com sentimentos diferentes. É um dia de responsabilidade. Preparado com a oração hoje é dia de deixar que o Espírito faça o seu caminho ou, se quisermos, deixarmos de lado as nossas preferências pessoais e olhar mais ao bem comum.
Por isso, logo de manhã fomos rezar as Laudes, hoje na língua francesa. Depois do pequeno-almoço cada um teve um tempo livre para se preparar para o acto que vai marcar o dia.
Antes da Missa, já a subir para a capela, encontrei o Mestre da Ordem cessante, frei Bruno Cadoré, a quem abracei e agradeci tudo o que fez pela Ordem e pelos irmãos. E, então, às 9 horas reunimo-nos na capela para celebrarmos a Missa do Espírito Santo. Esta segunda Missa é mesmo para pedir ao Espírito Santo luz e discernimento para a eleição. Foi presidida pelo antigo mestre da Ordem fr. Timothy Radcliffe, que apesar dos anos continua com a mesma frescura e profundidade. Como dizemos algumas vezes dele: um homem em quem reconhecemos a graça da pregação.
Depois da Missa dirigimo-nos para a sala capitular onde, depois de mais algumas orações, procedemos à eleição propriamente dita e foi eleito o nosso querido frei Gerard Timoner, da província das Filipinas, actualmente Sócio do Mestre da Ordem para Ásia e Pacífico.
Depois da sua aceitação e de serem convocados todos os irmãos que estão na casa, fez-se uma bela procissão até à igreja onde o Mestre da Ordem fez a sua aceitação formal e a profissão de fé. O Te Deum e a bênção do novo Mestre culminou assim este processo e o Capítulo terminou também uma das suas tarefas, talvez a mais importante para a Ordem, porque para isso se convocou este Capítulo Geral.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade