No mapa tudo é perto

Foi esta a sensação que deu uma viagem de 16 horas de Lisboa ao Vietnam, com escala no Dubai.
Apesar do conforto do avião e das muitas distracções que dispõe, o desconforto de estar sempre sentado, sem grandes espaços para movimentações, fica-se na cadeira grande parte do tempo.
Mas, como dizia um dos freis, imagina quem vem de mais longe…
Chegámos pelas 20 horas do Vietnam (sempre sete a mais que a de Portugal), e fomos bem recebidos pelos estudantes dominicanos daqui (cerca de 80!). O sorriso e a boa educação que os caracteriza confirma-se nos gestos de acolhimento e atenção para connosco. Uma breve passagem pela Curia provincial onde pudemos comer qualquer coisa antes de prosseguir viagem, agora de minibus, por auto-estrada, cerca de uma hora e meia. E pelas 23.20 chegámos ao tão esperado Seminário de São José, em Bien-Hoa. Com capacidade para 450 pessoas, é ocupado pelos seminaristas desta região (esgotado!) mas como estão de férias podemos nós ocupar este seminário. O ambiente é quente e húmido (ronda sempre os 34 graus…), se bem que de vez em quando há sempre um ar fresco que conforta.
Onde estou instalado? O meu quarto fica no mesmo corredor que o actual Mestre da Ordem e o futuro! Já há 9 anos assim foi… no segundo andar, quarto simples mas espaçoso, sem grandes roupas porque até o lençol faz calor.
E hoje de manhã a entrega das cartas testemunhais e também os cumprimentos aos frades que vamos conhecendo ou nos vamos apresentando. Especial abraço ao actual Provincial da Eslováquia que há nove anos, comigo, eramos os mais novos do Capítulo… como o tempo passa…

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade