O primeiro dia

O Capítulo começou oficialmente está manhã, com a Missa do Espírito Santo. Ontem à tarde foi o tempo de integração, com espaço para agradecimentos e primeiras regras de funcionamento. No seu discurso de boas vindas o Prior
Provincial do Vietnam, emocionado, lembrava o pedido feito há dois anos ao governo para que este Capítulo fosse possível. E concretizou-se. 
Mas, como disse, o Capítulo começou esta manhã, com a Missa do Espírito Santo, presidida pelo Mestre da Ordem. Esta Missa é a primeira em que invocamos o Espírito Santo 
de Deus para os trabalhos capitulares. Depois da missa e do pequeno almoç,o foi a vez do Mestre da Ordem cessante apresentar o seu relatório sobre o estado da Ordem. Um documento de 34 páginas e quase duas horas de apresentação. Em termos gerais os números  são sempre uma referência. E os nossos números são os seguintes: 36 províncias, 7 vice-províncias (em crescimento para se tornarem províncias) e 19 vicariatos provinciais (estruturas dependentes de uma província). Por isso, segundo o Mestre da Ordem, diante destes números há desafios que se colocam como acompanhar as entidades mais frágeis. Depois vieram os números das pessoas que compõem as instituições: somos cerca de 5400 frades e temos mais de 400 noviços e postulantes. Também aqui se nota uma certa crise em relação a 2009 e o grande desafio que se coloca neste campo é escutar o que os mais novos nos querem dizer; usando uma expressão do Papa Francisco: os mais velhos sonham e os mais novos realizam o sonho.
A assim foi correndo a sua análise sobre o estado da ordem e quais os passos que devemos dar para ajudar a Igreja e o mundo com a nossa presença e testemunho.
Esta “relatio” serviu para depois, em grupos linguísticos, espanhol, inglês e francês, podermos reagir e apontar quais as prioridades para os próximos anos.
Depois do almoço (sempre típica e de grande qualidade) passámos à segunda apresentação, que é obrigatória, e refere-se a contas. O Síndico da Ordem apresenta o estado económico da Cúria, que não tem nestes momentos, os seus melhores números.
E depois destas apresentações, reacções, em debate aberto mas com regras, sobre os pontos assinalados nos grupos linguísticos.
As vésperas e o jantar terminam o dia, não faltando as conversas informais, alegres e nalguns casos demoradas porque são importantes para ir formulando sínteses e conhecer melhor a Ordem.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade