Uma revista nunca lida

Ela chega ao convento cada seis meses. Uma das revistas "chatas". Importante para a história, é certo, mas sem grande interesse actual, uma vez que vem sempre desactualizada. Trata-se da revista oficial da Ordem dos Dominicanos, a "Analecta Ordinis Praedicatorum" (Colecção de escritos da Ordem dos Pregadores). É uma revista que recolhe os actos oficiais da Ordem. O último número que chegou foi o referente a Julho-Dezembro de 2009. E hoje deu-me a curiosidade de a folhear. E gostei. Além das coisas muito oficiais, como homilias do Papa em celebrações com dominicanos ou das cartas das Congregações Romanas à Ordem, aparecem também as cartas do Mestre da Ordem a Províncias ou a frades, e também da vida das Províncias. E aparecem coisas da província de Portugal!: as nomeações do nosso Capítulo Provincial, os delegados aos Capítulos Gerais (acho que foi a primeira vez que o meu nome apareceu!), e as notícias necronológicas (os irmãos que faleceram ao longo de 2009). Algumas estatísticas: morreram 116 frades. O mais velho morreu com cem anos, era da Província de São José nos EUA; o mais novo, da província de São Vicente Ferrer (América Central), com vinte e sete anos, de morte repentina, enquanto fazia uma experiência de Missão na Guatemala. E lá vinham os nossos dois portugueses também falecidos em 2009: o fr. Norberto, do Vicariato de Angola e o fr. Armindo, do Convento de Fátima. Aparece ainda nesta lista um dos teólogos mais importantes da Ordem: Edward Schillebeeckx.
Resumindo: foi uma boa aproximação a esta revista. Ao ler alguns nomes lembrei-me deles do Capítulo Geral que já me deixa saudades...
(Hoje não escrevo sobre o dia de Nossa Senhora do Rosário. Escrevi o ano passado. Quem tiver interesse em ler clique aqui.)
(Felice Torelli, Nossa Senhora do Rosário com São Domingos e São Pio V, 1700)

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade