Ao fim de dez anos

Não me faltariam nem tempo nem temas para escrever. Numa aldeia em que quase nada acontece e os dias passam iguais, tudo pode ser motivo de interpretação e de escrita.
Mas não quero ser pesado. Hoje deixo só a referência a um livro que me fizeram chegar: O Missal da Ordem dos Pregadores em português. Veio pelos correios, com a eficácia do dia seguinte e da promessa do carteiro: O senhor padre não se aflija que correio que aqui chegue em seu nome vem na hora. Disse-me isto porque só vêm cá dia sim, dia não, excepto correio azul. Simpático.
Um trabalho iniciado por mim, no ano 2003, só agora, 10 anos depois, vê finalmente a sua versão mais digna possível. Já não se trata de fotocópias encadernadas a argolas mas uma edição de altar, com a qualidade que a Missa merece. Não é uma versão oficial mas sim ad interim, ou seja, para uso interno. Mas este é o meio caminho, ou dois terços dele. Em Novembro, se Deus quiser, farei entregar na Congregação para o Culto Divino e dos Sacramentos o processo de aprovação da edição portuguesa. Como vai demorar cerca de dez anos o nihil obstat e o imprimatur, vale a pena, até lá, esta edição.
Dez anos de trabalho. Não forem ininterruptos, mas de trabalho pesado. Grande parte desse trabalho foi feito aqui, em Feirão, nas horas vagas dos dias de férias, Foram dez anos que valeram a pena. mesmo não sendo este o lugar próprio, não posso deixar de agradecer, sobretudo, ao meu Provincial, fr. José Nunes, que agora termina o seu segundo mandato, mas que confiou em mim e apoiou este trabalho. Agradeço também a quantos, de um modo ou outro, me ajudaram nas traduções mais difíceis, nas pacientes revisões e nas provas finais.
No dia 30 deste mês fica disponível, juntamente com o Missal o respectivo Leccionário (o livro das leituras). Já estarei em Lisboa para receber a encomenda.
Este primeiro livro, as primícias da edição, vai ser oferecido e usado amanhã, dia de São Domingos, no Mosteiro de Lamego na Missa.
Laus Deo virginique Matri et Beato Dominico!

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade