O meu dia de São Domingos

 
Só não escrevi ontem sobre São Domingos porque muita coisa foi publicada neste blogue.
Foi um dia cansativo, confesso, mas cheio. A missa habitual das oito da manhã na capela de Santa Eufémia. Foi assim porque à tarde, à hora da sesta como antigamente, comecei o tríduo de preparação para festa de Santa Luzia, que acontecerá no próximo domingo. Só depois do tríduo fui para Lamego, celebrar a festa de São Domingos. Quando estou cá por cima e me é possível, vou celebrar com as Monjas, de cujo mosteiro sou visitador. A igreja do mosteiro cheia, o que significa que as irmãs são queridas e estimadas pelas pessoas. Estavam também a comunidade das irmãs dominicanas de Santa Catarina de Sena de Castro Daire. Presidiu o Sr. Bispo de Lamego, D. António Couto, que pregou sobre São Domingos. E, para mim, bem. Da importância de falar de Deus e com Deus. Que muitas vezes falamos de Deus mas não falamos com Deus. Que São Domingos soube conjugar a Palavra, Oração e Fraternidade. E que num tempo de ruínas como foi o de São Domingos, também o nosso tempo (mundo, igreja, mosteiros e conventos) vive nessas mesmas ruínas. Mas a alegria, a bondade e a beleza levantarão as ruínas. Uma mensagem de esperança que muito me agradou.
Depois da missa o habitual lanche, com a novidade de ter sido no claustro do mosteiro.
Um dia cheio, de encontro, partilha e alegria. Pena é que a comunidade esteja reduzida a cinco irmãs, todas elas já avançadas de idade. Pode ser que Deus não deixe tirar as pedras destas ruínas, que viria a ser uma ruina maior.
Entretanto, acabou ontem o Capítulo Geral de Definidores. Hoje regressam os capítulares aos seus conventos. O próximo, que será em 2016, ano das celebrações dos 800 anos da aprovação da Ordem, e que será de Provinciais, já tem lugar: Bolonha, o lugar onde está sepultado São Domingos. mas daqui até lá, muita água passará na ponte Cavalar (ponte de Feirão por onde passa o rio Balsemão).
(fotografias da Missa e do lanche no mosteiro de Lamego)

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade