Pare, escute e olhe

Ser padre é mais do que falar e do que rezar missas. Há um ministério, para mim cada vez frequente e necessário, que é o do acolhimento e da escuta cristã. Respondi a dois mails pendentes para marcar encontros, para que possam desabafar comigo problemas, angústias, esperanças, projectos e alegrias também. Embora sejam sempre diálogo, a minha parte é, sobretudo, a de escutar. O que não encaro como passividade. É útil para as pessoas poderem ter alguém, do foro espiritual, com algum tempo para as escutar. É útil para mim poder dispor desse tempo para me aperceber que o tear da vida vai tecendo histórias concretas, às vezes difíceis, e com grande diversidade de cores e padrões. Recebo quem me procura no convento: vou buscá-las à porta e despeço-me delas na rua. Vêm ao meu encontro e eu ao encontro delas; e juntos tentamos encontrar Deus.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade